-
Arquitetos: Bloc architects , Kevin Lloyd Architects
- Área: 400 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Peter Oravecz
-
Fabricantes: Hansgrohe, Geberit, Greenline, HB interiors, Kitchen Classics, Meir, Mier
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa na Floresta é uma exploração da materialidade, da luz e da integração da arquitetura na paisagem. Situada em uma propriedade florestal exclusiva em Durban, na África do Sul, a casa se esforça para enquadrar a paisagem com linhas horizontais limpas.
Ela celebra matérias-primas, o que ajuda a suavizar a transição entre a forma construída e a paisagem preciosa que a rodeia. Esta matéria-prima reforça a honestidade por trás da tectônica de sua construção.
Através de manipulações sutis de materiais e formas, procuramos alterar percepções. Ao chanfrar bordas brutais, revelamos a elegância dos concretos. Estas estruturas são apoiadas em colunas de aço que se convertem de pesadas e incômodas a leves e ágeis.
A piscina se estende por dentro e por fora, trazendo reflexos efêmeros do céu e das nuvens para o interior da casa. As gramíneas selvagens nos telhados desfazem os limites entre a paisagem e a arquitetura. Além de adicionar uma experiência auditiva animada, o plantio oferece uma camada isolante mais pragmática.
Conceitualmente, a casa consiste em duas caixas retangulares no nível do solo (caixas de 'serviço' e 'armazenamento'), em ambos os lados do terreno. No topo há uma outra caixa, a de 'estar', que atravessa as duas inferiores.
A caixa de serviço, a oeste, abriga a garagem tripla, lavanderia, copa, apartamento dos funcionários, academia e escritório. A caixa de "armazenamento", para o leste, abriga o depósito geral e equipamentos especializados. Ambos são revestidos com telas de madeira para garantir a privacidade da área de 'brincar', que fica diretamente abaixo da caixa 'de dormir'.
Estas duas caixas do piso térreo servem para proporcionar privacidade dos vizinhos e enquadram as vistas privilegiadas sobre a paisagem do norte e as vistas distantes do mar.
Todas as portas e telas de madeira deslizam perfeitamente em cavidades, garantindo volumes que interagem diretamente com a paisagem. Esta casa foi projetada em torno do clima sub-tropical de Durban e do estilo de vida social do jovem cliente.